Um passo importante no restabelecimento da ordem social. a comissão, instituí­da pelo actual presidente hondurenho, é liderada por um responsável do Guatemala
Um passo importante no restabelecimento da ordem social. a comissão, instituí­da pelo actual presidente hondurenho, é liderada por um responsável do GuatemalaO secretário-geral das Nações Unidos elogiou, ontem, 4 de Maio, a constituição de uma Comissão de Reconciliação e Verdade, em Honduras. O órgão investiga o conjunto de acontecimentos que anteciparam o golpe de estado, na origem de uma crise política de vários meses. Para Ban Ki-moon, trata-se de um passo importante na cicatrização das feridas causadas pela destituição de Manuel Zelaya, antigo presidente constitucional.
O responsável destacou esforços no reforço da democracia, na promoção do respeito pelos direitos humanos, e nas oportunidades concedidas à população. Incentivou os governantes hondurenhos a manterem uma postura sensível, abrangente e sustentável. Mas, lembrou que dizer a verdade, embora necessário, não é suficiente para a reconciliação do pequeno país da américa Central.
a comissão é liderada pelo vice-presidente do Guatemala. Foi instituída pelo actual presidente hondurenho, Porfirio Lobo, após a sua eleição em Novembro passado. Recorda-se que, em Junho de 2009, Honduras foi palco de um golpe de estado militar. Durante o mesmo, Manuel Zelaya foi destituído do cargo de presidente e expulso do país. Roberto Micheletti foi presidente interino até às eleições. O processo foi várias vezes condenado pela comunidade internacional.