Encontro do Papa com sacerdotes, religiosos e consagrados ganha especial importância por ser a primeira vez que Bento XVI visita Portugal e por tal acontecer no ano sacerdotal
Encontro do Papa com sacerdotes, religiosos e consagrados ganha especial importância por ser a primeira vez que Bento XVI visita Portugal e por tal acontecer no ano sacerdotalEspera-se que o Santo Padre venha confirmar na fé, na esperança e na caridade aqueles que, nestas terras de Santa Maria, optaram por seguir Jesus Cristo em especial forma de consagração, escreve o presidente da Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Manuel Barbosa defende que o encontro de vésperas com o Pontífice só pode provocar a renovação dos grandes dinamismos pastorais da Igreja a que nos apelava João Paulo II para o terceiro milénio: a santidade, a comunhão, a missão.
O sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) está certo que o bispo de Roma nos dirá algo de novo a 12 de Maio. Mas, mais importante do que aquilo que nos possa dizer de modo repetido ou inovador, é essencial que provoque em todos nós renovados dinamismos de santidade, comunhão e missão, refere o missionário. Só assim seremos fecundos na renovação da Igreja que somos e construímos.