O armamento atómico deve ser erradicado para construir um mundo mais seguro. Desafio de Ki-moon na abertura de conferência nas Nações Unidas
O armamento atómico deve ser erradicado para construir um mundo mais seguro. Desafio de Ki-moon na abertura de conferência nas Nações UnidasÉ preciso acabar de vez com as armas nucleares e construir um mundo mais seguro, pediu o secretário-geral das Nações Unidas, ao lembrar que o mundo está a olhar para os mais de 100 dirigentes de países reunidos na sede da ONU para a conferência contra a proliferação nuclear, que só terminará a 28 de Maio. Ban Ki-moon falou no início do evento.
Desde que assumiu o cargo em 2007, o desarmamento tem sido uma das prioridades do secretário-geral, que no mês passado visitou Semipalatinsk, o antigo ground zero dos testes nucleares no Cazaquistão, local que foi encerrado em 1991 como um passo para a abolição das armas nucleares.
Ter um mundo livre de armas nucleares é uma prioridade da Organização das Nações Unidas e a aspiração mais ardente dos seres humanos, afirmou Ki-moon enquanto visitava o local, onde se realizaram mais de 400 explosões atómicas.