Na cidade de Turim, o Papa pede ajuda para desempregados e trabalhadores em dificuldade e encoraja os sacerdotes no meio das dificuldades actuais
Na cidade de Turim, o Papa pede ajuda para desempregados e trabalhadores em dificuldade e encoraja os sacerdotes no meio das dificuldades actuaisO Papa ajoelhou-se diante do Sudário. Foi um momento de emoção muito forte. Quase comovido, fala do lençol como de um símbolo da ocultação de Deus no século XX. O Papa confessou que, com o passar dos anos, se sente sempre mais sensível a esta ícone sagrada. É a imagem da humanidade: Nela vemos como que espelhados os nossos sofrimentos nos padecimentos de Cristo. E acrescenta: Por isso mesmo é um sinal de esperança.
Perante 25 mil pessoas, Bento XVI celebrou a missa na Praça São Carlos, em Turim, Itália, pregando sobre o mandamento novo de Jesus: amai-vos uns aos outros como eu vos amei . E explicou: Há sempre resistência em nós ao amor e na nossa vida há muitas dificuldades que causam divisões, ressentimento e rancores, mas o Senhor prometeu estar presente nas nossas vidas, tornando-nos capazes deste amor generoso e total, que sabe superar todos os obstáculos .
Bento XVI recordou os mais desfavorecidos para lhes dizer que não estão sós: Penso em particular naqueles que vivem a sua vida em condições precárias devido à falta de trabalho, à incerteza do futuro, ao sofrimento físico e moral. Penso nas famílias, nos jovens, nos idosos, que vivem muitas vezes a solidão, nos marginalizados, nos imigrantes . Turim é uma cidade particularmente atingida pela crise, que acolhe um número significativo de desempregados e estrangeiros. O Papa exortou os políticos e administradores a trabalharem unidos para o bem comum e a tornar as cidades mais vivíveis.
Bento XVI deixou uma palavra de encorajamento aos sacerdotes que se dedicam com generosidade ao trabalho pastoral, assim como aos religiosos e religiosas. São trabalhadores da vinha do Senhor onde o trabalho pode ser fatigante, os empenhos se multiplicam, os pedidos são muitos e os problemas não faltam. O Papa aconselha: Recentrai a vossa existência sobre o essencial do Evangelho.
Bento XVI foi a Turim, 2 de Maio, para homenagear o Santo Sudário, que tem sido motivo de veneração e, ao mesmo tempo, de controvérsia ao longo dos tempos. O Santo Sudário é mostrado ao público de 10 de abril até 23 de Maio, na catedral São João Baptista, o que acontece pela primeira vez desde o ano 2000. É também a primeira vez que a mortalha é vista desde a sua restauração em 2002.