a pequena comunidade católica do Bairro do Zambujal, nos arredores de Lisboa está em festa. após a celebração da missa campal, oferece o almoço e o primeiro copo
a pequena comunidade católica do Bairro do Zambujal, nos arredores de Lisboa está em festa. após a celebração da missa campal, oferece o almoço e o primeiro copoQue em breve possa ser criada a paróquia de São José do Zambujal, pelo dinamismo dos Missionários da Consolata, foram os votos do Pároco da Buraca, a que pertence esta comunidade formada por várias etnias, com predominância dos cabo-verdianos. No final da Eucaristia, celebrada entre os prédios do Bairro, o superior provincial dos Missionários da Consolata, Norberto Louro, anunciou que as Irmãs da Consolata estão à procura de casa para começarem a residir no bairro, onde colaboram na pastoral com as Irmãs Dominicanas e com os Leigos da Consolata.
O celebrante apresentou aos fiéis a figura do padroeiro São José como um imigrante. Também ele esteve sujeito a situações muito semelhantes às dificuldades que os imigrantes sofrem hoje na própria pele. Teve que deixar a sua terra, sem saber o que ia encontrar, desconhecendo os imprevistos. Tal como muitos de vós que deixastes a vossa terra e a vossa família, à procura de um trabalho humilde que os outros já não querem, desprezados pelos outros. Tal como os imigrantes que se habituaram a lutar pela vida, São José foi um assalariado como vós, habituado a ouvir que não havia lugar para ele.
a festa continua durante atarde. Na ementa do almoço, cozinhado pela mamãs cabo-verdianas entram uma excelente feijoada e uma cachupa convidativa. a organização da festa oferece o primeiro copo de vinho ou outra bebida, sendo servidos os seguintes mediante uma oferta para ajuda da construção de salas de aula em Empada, Guiné, onde as Irmãs da Consolata, que celebram o seu primeiro centenário, dirigem uma escola secundária.