« a vontade de Deus é erradicar a pobreza porque ela é geradora de violência», escreve o padre Ramón Cazallas
« a vontade de Deus é erradicar a pobreza porque ela é geradora de violência», escreve o padre Ramón CazallasNa meditação para o mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora, o missionário da Consolata aborda a ligação entre a pobreza e a paz, no ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social. Nos tempos que vivemos poderíamos dizer que a mundialização da fome aparece como uma realidade vinculada não só à pobreza mas também a outros factores, como as guerras, os conflitos sociais, a dívida externa, a concentração das terras nas mãos de poucos, as prolongadas secas em determinadas regiões da terra e as catástrofes naturais, salienta.
O missionário defende que combater a pobreza significa colocar-nos na estrada da justiça, nos caminhos dos direitos humanos e em comunhão e parceria com todas aquelas forças, cristãs ou não, que fazem destes valores estandartes das suas vidas.combater a pobreza é preparar a paz, adianta ainda o teólogo que aponta a existência de muitas pessoas, organizações e governos interessados em que existam pobres e que as guerras continuem.
a paz – considera – continuará a ser uma utopia até que não desapareçam as desigualdades entre países e pessoas, até que não se procure um desenvolvimento sustentável. a paz na terra não se poderá conseguir até que não seja assegurado o bem de todas as pessoas e a comunicação espontânea entre os homens das suas riquezas de ordem intelectual e espiritual, conclui.