Ideia passa a projecto intergeracional com a reflexão e a decisão de um grupo de jovens dos arredores de Fátima, da Chainça, Leiria, apoiados pela junta de freguesia
Ideia passa a projecto intergeracional com a reflexão e a decisão de um grupo de jovens dos arredores de Fátima, da Chainça, Leiria, apoiados pela junta de freguesiaapresentaram-se num stand cedido à freguesia no espaço da Feira de Maio, que decorre de 1 a 23 de Maio em Leiria. Eram alguma dezenas de habitantes da freguesia da Chainça, representadas por seis gerações, onde sobressaíam as crianças seja pelo número como pela t-shirt que vestiam. Esperaram pacientemente pela passagem das autoridades do município e do distrito, que acabaram de inaugurar a Feira, para lhe apresentarem a sua ideia magistralmente simbolizada numa mascote. Ofereceram-lhe uma carta em que descrevem a sua iniciativa.
Um levantamento sumário das condições de vida da população da Chainça permitiu evidenciar alguns problemas descritos na carta: isolamento dos idosos, número elevado de doentes com neoplasias; doentes com necessidade de cuidados continuados, crianças e adolescentes abandonados durante os tempos livres, entre outros. Os jovens apresentam um projecto onde recusam que os idosos da sua freguesia assumam o estatuto de exilados e refugiados, obrigando-os a morrer longe da sua terra e dos seus entes queridos.
após esta manifestação na abertura da Feira de Maio, seguem-se novos passos. Segundo Emília Gordo é agora necessário mobilizar toda a população da freguesia, uma vez que em tempos de crise não podem contar com grandes fundos da câmara e do governo. Terá que ser o povo a tentar passar da ideia à concretização do projecto de construir um lar de dia na freguesia.