Dois mil e quinhentos jovens esperados na Cova da Iria, para a peregrinação nacional. as actividades terminam às 6 horas de domingo, com a missa na basílica
Dois mil e quinhentos jovens esperados na Cova da Iria, para a peregrinação nacional. as actividades terminam às 6 horas de domingo, com a missa na basílicaTrata-se de uma vigília que irá decorrer de uma forma ininterrupta durante toda a noite a partir das 15,30 horas sábado até às 6 de Domingo, explica o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Pablo Lima. É uma directa na casa da Virgem. O sacerdote, de 28 anos, admitiu que a escolha da noite para a edição 2010 do programa Fátima Jovem não foi inocente, justificando o tema da peregrinação Uma directa com Maria.
O programa está centrado na noite porque a noite faz parte dos ritmos de vida dos jovens, refere o jovem sacerdote à Lusa. É aqui que se divertem, que encontram os amigos, considerando que a opção pela noite não vai apenas ao encontro das sensibilidades dos jovens, mas também porque os responsáveis de movimentos e organismos diocesanos que trabalham com este grupo etário consideram que esta é uma possibilidade intensa de trabalho.
Pablo Lima adiantou que a peregrinação não costuma ser noite de vigília, mas como no ano passado não se realizou, entendeu-se que ao retomar o programa Fátima Jovem devia fazer-se com alguma diferença que fosse uma provocação para os jovens participarem. a peregrinação inicia com um concerto pela Banda Jota, no Centro Pastoral Paulo VI. Às 21 horas retoma na Capelinha das aparições com uma oração realizada pelos jovens, que participam, em seguida, na procissão das velas no recinto do santuário. Às 23 horas, os jovens começam a vigília, que decorrerá em três momentos distintos, intercalados com um concerto pelo cantor João Pedro Neves.