Há 578 mil desempregados em Portugal. Números do Eurostat revelam uma subida da taxa de desemprego para um novo máximo de 10. 5 por cento em Março
Há 578 mil desempregados em Portugal. Números do Eurostat revelam uma subida da taxa de desemprego para um novo máximo de 10. 5 por cento em MarçoSe a estas contas juntarmos o número de pessoas que as estatísticas não consideram desempregados, porque não tomaram qualquer iniciativa para procurar trabalho, ou que realizaram qualquer biscate ocasional, o número real de pessoas sem emprego em Portugal já ultrapassará os 700 mil, salienta o director-adjunto do Correio da Manhã, em artigo de opinião.
a construção e os serviços são os sectores mais afectados e dizem os especialistas que a situação tardará a recuperar. Mesmo com a recuperação económica, a taxa natural de desemprego não voltará a ser a mesma: o Banco de Portugal aponta para uma taxa de 7 por cento.
Entre os desempregados, o caso dos jovens preocupa. Uma em cada cinco pessoas com menos de 25 anos não encontra trabalho. E a maioria possui um emprego precário. Noutros casos, mesmo com curso superior, os novos empregados passam a ter um salário comum: 500 euros.