Que mensagem poderá Bento XVI deixar a Portugal num momento difícil não apenas para os católicos, mas para a sociedade em geral?
Que mensagem poderá Bento XVI deixar a Portugal num momento difícil não apenas para os católicos, mas para a sociedade em geral?ao contrário das anteriores visitas Papais, a primeira de Bento XVI ao nosso país, está a causar alguma curiosidade e poderá vir a ter um impacto diferente não apenas para Portugal, mas também para o Mundo. João Paulo II que esteve em Fátima por três vezes era um Papa muito querido do povo português pela sua afabilidade, bondade, poder de comunicação. as suas visitas tiveram uma enorme mediatização, não só por isso, mas também pela sua ligação à Virgem de Fátima. Há quem diga que é o Papa de Fátima devido à sua interpretação da mensagem transmitida aos pastorinhos.
O actual pontífice visita Portugal num momento em que há cada vez menos católicos e padres, mas apesar de os portugueses frequentarem menos a missa – um exemplo – ainda se consideram, na sua maioria católicos praticantes. Mesmo estando mais longe das práticas do catolicismo, quando inquiridos, os portugueses ainda se vêm como católicos, os dados mais recentes falam em 88% da população nacional. as pessoas interrogam-se em relação ao que poderão ser os discursos do Papa, que temas vai abordar nestes momentos algo conturbados que a Igreja atravessa, elas esperam respostas à inquietude que sentem nestes tempos modernos.
a Igreja em Portugal luta com a falta de sacerdotes, o que no futuro pode comprometer a sua implementação, porque não há sacerdotes que cheguem para as mais de 4300 paróquias portuguesas. O teólogo e antropólogo da Universidade Católica de Lisboa, alfredo Teixeira, diz a Igreja católica neste momento tem dificuldades estratégicas para pensar como reagir a isto. E tem dificuldade que se enraízam pelo facto de estar de tal forma imersa numa mudança que ainda não se sabe muito bem onde vai conduzir, que a leva em muitos casos a não ter ainda a capacidade de poder planear a sua acção na direcção do futuro .
Que caminho poderá o Santo Padre apontar para a Igreja, assim como para os cristãos? O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu recentemente que há necessidade de diálogo e novas respostas face aos modelos do passado, tendo em conta um novo panorama social, cultural e mesmo religioso que se vive em Portugal. Possivelmente será nesse sentido a orientação que o Santo Padre pretende dar para a Igreja, para os cristãos e para a sociedade, se assim for, poderemos estar certos que a sua visita será marcante.