O programa Encontros com o Património da Rádio TSF vem à descoberta do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima, dos missionários da Consolata
O programa Encontros com o Património da Rádio TSF vem à descoberta do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima, dos missionários da ConsolataO programa onde se fala de sítios com história, paisagens e pessoas, o passado e o presente será emitido no sábado, dia 8 de Maio, entre as 12h e as 13h com repetição das 24h à 01h. Emissão ocorre no âmbito dos 10 anos da Rede Portuguesa de Museus.
Durante a conversa com o jornalista Manuel Vilas Boas, o director do Museu de arte Sacra e Etnologia abordou as vantagens que o espaço museológico tem tido depois da adesão à Rede Portuguesa de Museus (RPM), além do que mudou depois dessa adesão. Nomeadamente,permitiu-nos ter apoios financeiros para adquirir equipamentos de conservação, salienta Gonçalo Cardoso à Fátima Missionária.
O director do MaSE considera ainda que esta Rede certifica que somos um verdadeiro museu e isso dignifica a cidade de Fátima.
O programa contou com convidados com João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação, Clara Camacho, coordenadora da RPM, Dália Paulo, directora Regional da Cultura do algarve, Isabel Victor, directora do Museu do Trabalho Michel Giacometti .
O Museu de arte Sacra e Etnologia integrou a RPM em 2003 e é um dos quatro únicos museus da tutela da Igreja Católica que integram a rede. É já uma referência para Fátima pela qualidade das suas colecções que procuram dignificar a imagem de Fátima. É o único museu desta cidade e do concelho de Ourém a integrar a RPM, salienta Gonçalo Cardoso.