Desde 12 de Outubro de 2009 que a imagem da Virgem Peregrina se encontra na ilha. a 10 de Maio regressa ao Santuário de Fátima
Desde 12 de Outubro de 2009 que a imagem da Virgem Peregrina se encontra na ilha. a 10 de Maio regressa ao Santuário de FátimaFoi com grande fé e alegria que as paróquias e muitas instituições da nossa diocese acolheram, desde então, a imagem Peregrina, vivendo-se, por toda a parte, momentos inesquecíveis de festa, interioridade e expressão cultural: encontros e celebrações das comunidades reunidas, tempos de oração pessoal e escuta da mensagem de Maria-Mãe, na intimidade das consciências e dos corações, afirma o bispo do Funchal.
Numa mensagem, a propósito do fim da visita da imagem à Madeira, antónio Carrilho convida os fiéis para a grande assembleia diocesana, em Machico, na tarde do dia 9 de Maio (domingo). Depois da Eucaristia solene será renovada a consagração da diocese do Funchal ao Imaculado Coração de Maria. a primeira vez ocorreu em 28 de Maio de 1933, tendo essa consagração sido feita pelo bispo antónio Ribeiro.
após a missa, decorrerá a procissão das velas até à igreja paroquial, que ficará aberta durante toda a noite e até à hora da saída, possibilitando a oração pessoal e em grupos organizados. a partida da imagem Peregrina do aeroporto da Madeira, em direcção a Lisboa e a Fátima, está marcada para as 15h20 do dia 10 de Maio.
Reconhecidos pelas abundantes graças e bênçãos, semeadas nos corações de tantos diocesanos nossos e que não podemos deixar de agradecer, lembramos o louvor e gratidão de Maria na visita a sua prima Isabel, dizendo cada um de nós, como ela, nesta hora: a minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador! (Lc 1, 46), assinala o prelado. a mensagem pode ser vista aqui.