O Colégio do Sagrado Coração de Maria celebra, hoje, 29 de abril, 59 anos. Um percurso centrado na educação para os valores humanos e cristãos
O Colégio do Sagrado Coração de Maria celebra, hoje, 29 de abril, 59 anos. Um percurso centrado na educação para os valores humanos e cristãosCerca de duascentenas de crianças e docentes estiveram reunidos, hoje, na Capelinha das aparições para celebrar os 59 anos do colégio ao serviço da educação. a cerimónia eucarística foi presidida pelo sacerdote e responsável do departamento de Educação Moral e Religiosa Católica, Carlos Furtado. Entre cânticos alegres e sorrisos animados, os alunos lembraram o 29 de abril de 1951. Decorria, então, a cerimónia da inauguração oficial da primeira escola da cidade de Fátima.
É o início e continuação de um sonho que há 59 anos começou, garante a irmã Maria, professora de Educação Moral e Religiosa. Os outros colégios do Sagrado Coração de Maria já celebravam este dia. E este ano, também em Fátima, resolveram seguir o exemplo, explica a religiosa. a docente integra, ainda, a direcção pedagógica e coordenação dos directores de turma. Procuramos muito a educação para os valores: a verdade, a justiça, a rectidão, responsabilidade. Valores humanos, mas, que ao mesmo tempo são valores cristãos.
Foi uma celebração simples, mas com muito significado, afirma Joana Ferreira. Durante estes 59 anos, o colégio tem sido um sinal de esperança para todos os que aqui passam. Este dia foi mais um exemplo disso, explica a professora de Língua Portuguesa e Ensino Especial. a fé é que nos dá esperança e leva-nos a acreditar que se o presente não está a ser tão bom, o futuro há-de ser melhor. O colégio prima não só pelo desenvolvimento intelectual como também pelo desenvolvimento dos valores. Isso é muito importante, considera a também antiga aluna do colégio.
Os estudantes mostraram-se felizes por participarem no dia que também é deles. À pergunta – gostaram? – os alunos, em uníssono, responderam com um grande ‘Sim!’. É na simplicidade que estão as grandes coisas. É importante que eles percebam: ser simples, humilde, mas ser bom, afirma a docente. No fim da celebração, regressaram à escola. Mas, o dia não fica por aqui. À noite, pelas 21 horas, haverá um espectáculo solidário no auditório da instituição.