«O melhor de Portugal pouco aparece e não abre geralmente os noticiários. Mas existe», defendeu o prémio Pessoa 2009 ao receber o galardão
«O melhor de Portugal pouco aparece e não abre geralmente os noticiários. Mas existe», defendeu o prémio Pessoa 2009 ao receber o galardãoEm muitas escolas, estatais ou particulares, em muitos estabelecimentos de saúde, serviços públicos e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) deparamo-nos com abnegações quotidianas e boas vontades que não esmorecem, afirmou o bispo da diocese do Porto. Na mensagem de esperança que deixou, Manuel Clemente assinalou que sonhamos ou detestamos heróis, consoante a mentalidade da época.
O prelado recordou momentos da infância, nos anos 50, o próprio padre antónio Vieira para concluir que as grandes figuras dos tempos não correspondem inteiramente ao que fizeram delas. Manuel Clemente é a primeira figura da Igreja Católica a ser distinguida com este prémio. O valor do galardão, 60 mil euros, reverte para o Fundo diocesano de Solidariedade.