“Maria ” arte e Devoção” é o tema da exposição que será inaugurada no domingo, 2 de Maio, Dia da mãe
“Maria ” arte e Devoção” é o tema da exposição que será inaugurada no domingo, 2 de Maio, Dia da mãeÉ uma forma de Leiria se associar à vinda do Santo Padre Bento XVI a Fátima e a Portugal, esta exposição que mostra o rico património do município leiriense. a mostra evoca também a passagem do Papa Paulo VI por Leiria, em 13 de Maio de 1967. a exposição de pintura é composta de obras do acervo de arte antiga cuja temática incide sobre o culto mariano.
Inaugurada no Dia da mãe, a exposição será também uma homenagem a todas as mães, aqui representadas pela Virgem Maria, decerto a mais fascinante e exaltada personagem feminina da história da Humanidade. a mostra estará patente no Banco de Portugal até 22 de Maio, altura em que se realiza a Festa da fé na diocese de Leiria-Fátima e com as actividades a decorrerem na cidade de Leiria.
Para estabelecer o enquadramento a nível temático, desta exposição, realizar-se-ão visitas guiadas, bem como duas conferências. a primeira, no dia 11 de Maio, pelas 18h30 com Jorge Estrela, historiador de arte e coordenador do projecto de restauro do acerco pictórico do município de Leiria. a segunda, no dia 18 de Maio, também pelas 18h30, com Marco Daniel, historiador de arte e membro da Comissão de arte sacra da diocese Leiria-Fátima.