a contestação já ultrapassou as fronteiras do México. as relações entre este país e o estado norte-americano do arizonas podem ficar seriamente afectadas
a contestação já ultrapassou as fronteiras do México. as relações entre este país e o estado norte-americano do arizonas podem ficar seriamente afectadasDesumana, inconcebível, discriminatória e injusta, assim foi caracterizada a nova lei, pelo presidente do México. Felipe Calderón garantiu que o governo tudo fará para defender os compatriotas mexicanos, a viver no arizonas,adianta o jornal nacional, El Universal. a norma, aprovada recentemente noestado norte-americano, criminaliza os imigrantes sem documentos que lá se encontram.
O ministério dos negócios estrangeiros mexicano e os consulados trabalhamcom especialistas jurídicos para contrariar a legislação. O governador do estado mexicano de Sonora já anunciou o cancelamento da 51a reunião com o estado vizinho, arizonas, sobre cooperação. a aprovação da lei gerou uma onda de descontentamento no México e fora do país.
a Organização dos Estados americanos dirigiu-lhe fortes críticas. Cria as bases para uma discriminação racial que consideramos inaceitável, afirmou o secretário-geral, Miguel Insulza. até o próprio presidente norte-americano, Barack Obama, manifestou-se contra a lei. Os advogados da Casa Branca estão a analisá-la para determinar a sua validade.