a China acabou com as restrições à entrada no país de portadores do HIV/Sida. Medidas discriminatórias e que não protegem a saúde pública, lembra a ONUSIDa
a China acabou com as restrições à entrada no país de portadores do HIV/Sida. Medidas discriminatórias e que não protegem a saúde pública, lembra a ONUSIDaO programa das Nações unidas para o HIV/Sida (ONUSIDa), felicita a decisão do governo chinês em relação às viagens dos portadores da doença. a igualdade no acesso à livre circulação deve ser válida para todos – independentemente do estatuto HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), declarou o director do órgão. a boa notícia foi saudada pelo secretário-geral das Nações Unidas. Ban Ki-moon apelou os restantes países na mesma situação a abolir as práticas punitivas. O anúncio antecipa a abertura da Expo Shanghai 2010, um evento que deve atrair milhões de visitantes nos próximos seis meses.
a ONUSID a é contra qualquer lei que restrinja a circulação de pessoas apenas por serem seropositivos. Considera as restrições discriminatórias; não previnem a transmissão do vírus do HIV, nem protegem a saúde pública. No total, 51 países impõem determinados tipos de restrições à entrada e permanência ou residência de pessoas com Sida. Cinco estados recusam dar visas a estes doentes; 23 outros paísesexpulsam-nos quando são descobertos. Em Janeiro de 2010, os Estados Unidos da américa acabaram com medidas semelhantes.