a violência do sangrento conflito armado leva milhares a refugiarem-se em zonas remotas do país. Muitos dos crimes cometidos nem chegam a ser denunciados
a violência do sangrento conflito armado leva milhares a refugiarem-se em zonas remotas do país. Muitos dos crimes cometidos nem chegam a ser denunciadosVítimas do conflito armado na Colômbia que dura há 50 anos são quase invisíveis. a afirmação é do Comité Internacional da Cruz Vermelha. Para justificar, a organização citada pela Rádio Nações Unidas,refere o deslocamento forçado e, em massa, das populações. abandonam zonas povoadas para regiões remotas do sul do país e costa do Pacífico. Fogem à violência dos combates. O número de deslocados tem vindo a aumentar. Neste momento, são cerca de 3,3 milhões.
as comunidades indígenas e os afro-descendentes estão entre os mais afectados. São vítimas de violência física e sexual. Embora, grande parte dos crimes não cheguem a ser relatados. Em 2009, a Cruz Vermelha registou 800 alegadas violações de leis humanitárias, 30 casos de homicídio, 60 ataques a civis e 84 pessoas desaparecidas no âmbito do conflito armado. Perigosos explosivos e outras armas de guerra representam um perigo acrescentado para as mesmas populações.