O bispo do Porto recebe esta terça-feira, 27 de abril o Prémio Pessoa 2009. é a única figura da Igreja a quem foi atribuí­da esta distinção
O bispo do Porto recebe esta terça-feira, 27 de abril o Prémio Pessoa 2009. é a única figura da Igreja a quem foi atribuí­da esta distinçãoManuel Clemente receberá o galardão das mãos do presidente da República, CavacoSilva, às 19h, na Culturgest de Lisboa, fruto de uma iniciativa que visa distinguir a personalidade nacional que se tenha destacado durante o ano. Manuel Clemente é uma referência para a sociedade portuguesa , salientou Francisco Balsemão, presidente do júri, aquando da divulgação do galardoado.
O bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais autodefine-se como um homem de Igreja , e que também é um homem da cultura e da sociedade, no sentido mais construtivo do termo .
Bispo da diocese portuense desde Março de 2007, Manuel Clemente firmou-se, por exemplo, com uma aposta forte nas novas tecnologias como forma de passar a mensagem da Igreja Católica. O You Tube é uma ferramenta para transmitir as suas mensagens e desde recentemente a diocese tem um site muito apelativo e dinâmico.
No Carnaval deste ano decorreu no Porto o encontro ibérico de Taizé que juntou seis mil jovens de todo o mundo, sinal da sua acção pastoral. a 14 de Maio, o Papa visitará a diocese que tem dois milhões de habitantes e cerca de 400 mil católicos praticantes.