Os acólitos de todo o país peregrinam ao Santuário de Fátima a 1 de Maio, memória de São José Operário
Os acólitos de todo o país peregrinam ao Santuário de Fátima a 1 de Maio, memória de São José OperárioO acólito tem por missão servir o altar, auxiliando, desta forma, o ministério dos sacerdotes. Mas não só como tarefeiros devem os acólitos servir o altar. Cada acólito concorre com o seu ministério para a missão sacerdotal de cada sacerdote, escreve o padre Luís Proença numa texto que se encontra no site do Serviço Nacional de acólitos.
O sacerdote desafia os acólitos, neste ano sacerdotal, a olharem para as suas vidas e a abrir o seu coração à descoberta da vontade de Deus. Servindo o altar, será bom se cada um encontrar a sua vocação: Os rapazes, abrindo o seu coração à possibilidade de Deus os chamar à vida sacerdotal; as raparigas, na sua proximidade do altar, encontrarão Cristo a quem poderão servir num vida de especial consagração. Mesmo os acólitos casados são convidados, neste ano sacerdotal, a reavivar a sua vocação matrimonial como verdadeiro sacerdócio.
No dia 1 de Maio, os acólitos de Portugal peregrinam ao Santuário de Fátima. O tema dos trabalhos é os patronos dos acólitos. O patrono internacional é São Tarcísio e o nacional é o beato Francisco Marto. as dioceses realizaram trabalhos sobre os patronos que irão apresentar durante a manhã do dia 1 de Maio, no Centro Pastoral Paulo VI.
Um dos momentos solenes decorre com a Eucaristia, às 12h30 na Igreja da Santíssima Trindade. Pelas 16h será rezado o terço na Capelinha das aparições e pelas 17h30 participam na procissão do Santíssimo Sacramento. Consulte o programa.