Trabalho e migração foram os dois temas centrais de uma acção de formação. Questões que ganham relevo perante os elevados movimentos migratórios na américa Latina
Trabalho e migração foram os dois temas centrais de uma acção de formação. Questões que ganham relevo perante os elevados movimentos migratórios na américa Latina a Organização Mundial para as Migrações (OIM), no Equador, promoveu uma acção de formação a 20 representantes do sector público e privado. a sessão contou com vários participantes de diversos países da américa Latina. a migração da mão-de-obra tornou-se uma constante na grande maioria dos países da região e ocupa um lugar cada vez mais importante nos programas dos governos, explica Rogelio Bernal, chefe de missão da OIM, no país.
Um estudo da organização prevê um aumento significativo da população latino-americana e do Caribe. Entre 2005 e 2050, a população dos 20 aos 64 anos, vai registar um aumento de 45 por cento. De 303 pode passar-se a 441 milhões de pessoas. Isto sem contar com os fluxos migratórios.
Nos próximos 40 anos, os países em desenvolvimento poderão registar uma elevada taxa de emigração entre os seus habitantes em idade de trabalhar para países desenvolvidos. Segundo o Banco Mundial, cerca de dois milhões de cidadãos do Equador estão a viver no estrangeiro. 84,5 por cento dos que saíram do país entre 1996 e 2001 procuravam emprego.