Contam-se 200 milhões de pequenos trabalhadores pelo mundo. Um encontro mundial pretende concentrar esforços na luta contra este problema social
Contam-se 200 milhões de pequenos trabalhadores pelo mundo. Um encontro mundial pretende concentrar esforços na luta contra este problema social a 10 e 11 de Maio, realiza-se a Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil, em Haye, na Holanda. O evento tem dois grandes objectivos: conseguir a ratificação global de duas convenções da Organização Internacional do Trabalho; agir no imediato para erradicar o trabalho infantil, em particular nas suas formas mais nefastas. Em 2010, comemora-se o 10º aniversário de entrada em vigor da convenção 182 sobre as piores formas de trabalho das crianças.
O encontro vai possibilitar a troca de experiências entre os diversos países participantes, organizações de trabalhadores e empregadores. Poderão tomar contacto com boas práticas no âmbito da luta contra o trabalho infantil. O problema não pode ser tido como um factor isolado da sociedade. É simultaneamente causa e consequência da pobreza.
Mais de 200 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar no mundo. Exercem actividades que impedem o seu desenvolvimento físico e mental. Três quartos acabam por ser vítimas de exploração sexual, escravatura, conflitos armados. Em muitos países, este é o único recurso de que dispõem para sobreviver ou ajudar no sustento da família.