O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa espera que o Papa traga mensagens que revigorem a fé dos cristãos portugueses, para que ela «não se torne algo de herança, mas uma convicção»
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa espera que o Papa traga mensagens que revigorem a fé dos cristãos portugueses, para que ela «não se torne algo de herança, mas uma convicção»Jorge Ortiga espera que sejam muitos os fiéis a estarem presentes nas celebrações e encontros com Bento XVI em Lisboa, Fátima e Porto. Tenho a certeza de que opovo português irá aderir, frisou o prelado. O presidente da CEP admite, no entanto, que sejam menos os que acompanharam João Paulo II, nas viagens a Portugal. O facto de a visita ocorrer durante a semana pode também explicar isso.
Esta visita vem dar força nova, entusiasmo, convicção e motivação à Igreja portuguesa para respostas mais adequadas aos desafios dos tempos que correm, afirmou o também arcebispo de Braga, em entrevista à agência Lusa. a visita do Pontífice ocorre num momento de crise muito profunda, que não é apenas económico-financeira, mas também de dimensão moral e ética.
E essa crise – defende o bispo de Braga – deve ser aproveitada como uma oportunidade de renascer, fazendo regressar a sociedade à dimensão dos valores. Jorge Ortiga não antecipa se Bento XVI dirigirá uma palavra aos portugueses sobre temas fracturantes, como união das pessoas do mesmo sexo, testamento vital, entre outras. Não sei se o irá fazer, mas, se isso acontecer, não irá apontar o dedo contra ninguém. a postura do Santo Padre é a de dar uma resposta mais [ao jeito] de proposta e menos de condenação, acrescenta.