Deputados de todos os grupos parlamentares da assembleia da República Portuguesa pedem a “libertação imediata” dos activistas saharauis em greve de fome
Deputados de todos os grupos parlamentares da assembleia da República Portuguesa pedem a “libertação imediata” dos activistas saharauis em greve de fomeOs deputados juntaram-se num abaixo assinado onde exprimem a sua preocupação com a situação humanitária dos prisioneiros políticos em greve de fome em Rabat, e pedem a sua libertação imediata e incondicional.
Para os signatários a prisão destes activistas demonstra a perseguição aos defensores da causa saharaui em Marrocos, bem como a deterioração da salvaguarda dos seus direitos humanos fundamentais. Lembram ainda que os detidos estão há mais de três semanas nessa condição, apresentando sinais de extrema debilidade e risco de vida.
Na última reunião entre o presidente da auto-proclamada República Árabe Saharaui Democrática (RaSD) e o secretário-geral da Frente Polisario, Mohamed abdelaziz, o secretário-geral das Nações Unidas reafirmou o apoio da organização à autodeterminação do Sahara Ocidental. No encontro em Nova Iorque, Ban Ki Moon manifestou a sua preocupação com as denúncias de violação dos direitos humanos.