a secção portuguesa da amnistia Internacional considera “escandalosa” a participação de Portugal na Expo Xangai2010
a secção portuguesa da amnistia Internacional considera “escandalosa” a participação de Portugal na Expo Xangai2010 É chocante. a China pretende afirmar-se na cena internacional para poder impor as suas condições económicas , afirmou Teresa Nogueira. a responsável da amnistia Internacional (aI) em Portugal para as questões da China salienta que a Expo Xangai é mais uma manifestação de afirmação da China no mundo, adianta a Lusa.
Uma manifestação que pretende esconder os seus grandes problemas de direitos humanos, mas também ambientais e económicos, salienta a organização. Em causa está a ausência de contrapartidas em relação às violações dos direitos humanos na China.
Em Fevereiro de 2010, a aI lançou uma petição em nome da etnia uigur, na China. Os uigures, habitantes da região autónoma do Xinjiang, a norte do Tibete, possuem uma identidade e uma cultura próprias, são turcófonos e professam a religião muçulmana sunita. À semelhança do que acontece no Tibete, a população uigur enfrenta uma intensa perseguição por parte das autoridades chinesas (da maioria étnica han).