Foi pela oração e pelo sacrifí­cio constante que Jacinta se comprometeu no amor ao Papa. Quando oferecia os seus sacrifí­cios a Jesus, acrescentava: “e pelo Santo Padre”
Foi pela oração e pelo sacrifí­cio constante que Jacinta se comprometeu no amor ao Papa. Quando oferecia os seus sacrifí­cios a Jesus, acrescentava: “e pelo Santo Padre”Lúcia, nas suas memórias – a primeira – diz que um dia foram dois sacerdotes interrogá-los e lhes recomendaram que rezassem pelo Santo Padre. Jacinta perguntou quem era, tendo recebido a explicação e ainda a indicação de que ele precisava muito de orações.
Desde aí, sempre que acabava a reza do terço acrescentava três avé Marias pelo Santo Padre. Era a sensibilidade de um coração de criança, onde o amor pelo divino e pelo seu representante na Terra já se conjugavam.
Um dia, chegou a dizer Quem me dera ver o Santo Padre! Vem cá tanta gente e o Santo Padre nunca cá vem. Era a sua inocência de criança a falar, pois pensava que o Papa podia fazer esta viagem como as outras pessoas.
Mas o Santo Padre que ela tanto desejava ver, veio mesmo a Fátima. Paulo VI foi o primeiro a visitar a Cova da Iria no ano de 1967, seguiu-se o saudoso João Paulo II em 1982, 1991 e 2000, ano em que beatificou Jacinta e Francisco.
Bento XVI será o terceiro Papa a visitar Fátima desde o longínquo ano de 1917, ano da primeira grande guerra mundial, tempo de sofrimento para o Papa de então, para a Igreja e para a Humanidade. a visita do Papa que ocorrerá no próximo mês de Maio também está inserida num momento difícil para a Igreja, que está a ser fustigada pela contestação e até ataques de vários quadrantes ao seu magistério.
Independentemente dos problemas que a Igreja atravessa – e sobretudo por isso – é necessário ouvir a voz do coração de criança sensível que está em cada um de nós e confiar no Senhor. a oração e penitência que Nossa Sem hora veio pedir para que os pastorinhos oferecessem ao Senhor também se aplicam a nós, tenhamos a coragem de aceitar a mensagem, tal como os pastorinhos o fizeram.
Durante a nossa vida ouvimos dizer algumas vezes: a fé é que nos salva, quando há dúvidas acerca de alguma coisa. Pensamos ser uma afirmação correcta, especialmente para aquilo que temos mais dificuldade em compreender. Se assim procedermos, um dia se fará luz no nosso espírito, não duvidemos.