“Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me… E dou a minha vida pelas minhas ovelhas”, lê-se no evangelho do Domingo do Bom Pastor
“Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me… E dou a minha vida pelas minhas ovelhas”, lê-se no evangelho do Domingo do Bom Pastor a Igreja católica celebra hoje o Dia das Vocações. Um dia muito especial em que todos nós que pertencemos à Igreja rezamos de maneira particular para que o Senhor da Messe, Jesus Cristo, mande mais trabalhadores para o mundo inteiro. Numa palavra, rezamos para que haja muitas, boas, fiéis e generosas vocações à vida sacerdotal, religiosa e missionária: sacerdotes, irmãs, irmãos, leigos apóstolos e missionários. É uma honra, mas também um dever, pois no momento do nosso Baptismo todos/todas recebemos de Cristo a comissão de vivermos activamente como apóstolos do Senhor Jesus.
Um ponto que, às vezes, pode escapar-nos neste glorioso trabalho é o de sugerir amiúdo às crianças e aos jovens esta possibilidade de servirem a Deus de uma maneira mais universal. Não devemos forçar ninguém a entrar num seminário ou num convento. Mas, sim, temos a obrigação de promover, sugerir, esta possibilidade. Fazê-lo é semear no coração dos jovens uma boa semente. Se a vocação é a que Deus deu a esse jovem, a nossa sugestão e o trabalho do Espírito Santo farão o resto para concretizar essa missão.
Recordo ainda o primeiro momento da minha vocação a sacerdote missionário. Quando tinha uns cinco anitos, andava o meu irmão no seminário das Missões de Cernache do Bonjardim. Durante as férias, era ele que dava a catequese na minha pequena aldeia. Recordo que nessa altura me contou ele a história de um jovem missionário francês, Théophane Vénard, que fora mandado para a Cochinchina (hoje, mais ou menos, norte do Vietname). Esse missionário, por quem Santa Teresinha do Menino Jesus rezava e a quem escreveu mesmo cartas de encorajamento, foi martirizado em 2 de Fevereiro de 1861 e mais tarde canonizado pela Igreja. O certo é que essa história não me saiu cá da cabeça e influiu na minha entrada para o seminário das missões. Pais, irmãos e irmãs, avós, tios, tias, primos, vizinhos, catequistas, párocos e tantas outras pessoas, todos podemos, e devemos, ajudar crianças e jovens a descobrir e a seguir a vocação que o Senhor lhes reservou na vida, incluindo a vocação à vida sacerdotal, religiosa e/ou missionária.
Nós que gostamos de ajudar a quem nos pede alguma coisa encarecidamente’, escutemos o Senhor Jesus que diz a cada um de nós: Tenho outras ovelhas que não são deste [meu] redil. Também estas preciso de as trazer e ouvirão a minha voz… (Jo 10,16). Emprestemos ao Senhor com alegria a nossa boa vontade, certos de que, nesta empresa, Ele há-de concretizar as nossas orações e desejos que, afinal, são os seus próprios desejos. a todos: Bem hajam!