Há desafios globais com impacto local o que obriga a reforçar a cooperação. Palavras para 2010 que vive sob o lema das pontes de entendimento
Há desafios globais com impacto local o que obriga a reforçar a cooperação. Palavras para 2010 que vive sob o lema das pontes de entendimentoCom a implosão dos mercados financeiros em Wall Street e nos principais mercados bolsistas e a explosão do vulcão na Islândia, percebe-se – de duas maneiras tão simples – como o mundo está cada vez mais interligado e como é cada vez mais vital reforçar o diálogo e a compreensão entre os povos e as religiões, defendeu o secretário-geral das Nações Unidas esta quarta-feira.
É sempre o caso, seja quando um indivíduo está a trabalhar numa parte do mundo ou outro a ir para o desemprego, noutro lugar, exemplificou Ban Ki-moon numa cerimónia para assinalar 2010 como o ano internacional para a aproximação das culturas, de acordo com uma resolução da assembleia Geral aprovada em 2007.
Como nunca antes, há desafios globais com impacto local e os eventos localizados que podem ter um impacto planetário. Isto obriga-nos a reforçar a cooperação – ampliar o espaço para o diálogo – e substituir as barreiras de desconfiança com pontes de entendimento.