Em Portugal, a taxa de desemprego está nos 10 por cento. Mulheres independentes rumam para o país vizinho à procura de novas oportunidades de vida e trabalho
Em Portugal, a taxa de desemprego está nos 10 por cento. Mulheres independentes rumam para o país vizinho à procura de novas oportunidades de vida e trabalhoHá umas décadas atrás, assistíamos a uma vaga de emigração feminina ligada ao reagrupamento familiar. actualmente, é de natureza económica, explica Eduardo Vítor Rodrigues, sociólogo citado pelo Courrier Internacional. a edição digital da revista francesa dedica um artigo ao aumento da tendência migratória feminina de Portugal para Espanha. as portuguesas que emigram, hoje, para o país vizinho são mais jovens e mais qualificadas do que os homens que partiam sozinhos, há uns anos atrás. Motiva-as oportunidades profissionais e outro modo de vida que em Portugal não conseguem.
Em grandes cidades espanholas, como Madrid, as possibilidades de crescerem profissionalmente são muito maiores. Leonor, natural de Chaves, no espaço de um ano, deixou de trabalhar numa pequena e média empresa para ser responsável do departamento de marketing numa multinacional no sector tecnológico. a entrevistada garante não querer voltar para a sua cidade natal; se permanecesse em Lisboa, onde foi recrutada, jamais conseguiria assumir tais funções, acredita.
além do sucesso profissional, há também outras motivações: outro modo de vida. Leonor diz-se perfeitamente integrada tanto no emprego como na cidade. Para alguém de Chaves é mais fácil integrar-se aqui do que em Lisboa. Madrid é uma cidade de rua, diz. Rita, uma amiga que resolveu seguir-lhe os passos, pensa o mesmo. Fala numa sensação permanente de festa que não dá qualquer espaço à solidão.