Garantir a sua plena participação no desenvolvimento, a preservação da sua cultura e da identidade. Três tópicos para encontro de dois mil representantes nativos
Garantir a sua plena participação no desenvolvimento, a preservação da sua cultura e da identidade. Três tópicos para encontro de dois mil representantes nativosDois mil representantes indígenas de todo o mundo vão reunir-se a partir de segunda-feira na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUa, para uma reunião de duas semanas, onde querem garantir a sua plena participação no desenvolvimento, a preservação da sua cultura e da identidade.
Esta nona sessão do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas, os nativos vão discutir os esforços para garantir aos seus povos a sua participação plena e efectiva nos processos de desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento de programas e políticas. O debate será com os estados-membros, agências da ONU e grupos da sociedade civil.
O conhecimento tradicional dos povos indígenas e as suas práticas são cada vez mais reconhecidos como fundamental para o trabalho de conservação e os esforços de combate e adaptação às alterações climáticas, afirmou o Fórum. No entanto, apesar desta constatação, as culturas indígenas têm sido frequentemente danificadas por políticas de desenvolvimento que ignoram as suas fontes tradicionais de conhecimento, prioridades culturais e não respeitam seus direitos à terra.