alunos que participaram na Semana de Reflexão do Colégio Santa Doroteia em Lisboa, proposeram diversas acções e ideias fantásticas para mudar o mundo
alunos que participaram na Semana de Reflexão do Colégio Santa Doroteia em Lisboa, proposeram diversas acções e ideias fantásticas para mudar o mundoTerminou a Semana de Reflexão, promovida e organizada pelos professores e a direcção do Colégio Santa Doroteia de Lisboa. a avaliação foi positiva. Os alunos reflectiram e discutiram alguns temas que afectam a realidade dos jovens e da sociedade em geral. Fizeram propostas para mudar a realidade e transformar o mundo num lugar de convívio para todos.
Falou-se em mudar a forma de pensar; ter uma consciência crítica da realidade; organizar e participar em campanhas de solidariedade e melhorar relações com a vizinhança. Dar mais valor ao quese tem e perceber que é muito mais do que seria necessário para viver; melhorar a gestão de recursos: desligar a luz; fechar a torneira quando necessário e separar o lixo. Os jovens lançaram ainda ideias como comprar produtos do comércio justo e solidário, trabalhar em rede, abraçar a diferença, espalhar vídeos pela internet para consciencializar as pessoas, distribuir abraços e sorrisos grátis.
a Semana de Reflexão deste ano teve como convidados missionários da Consolata. Estestrabalharam com os jovens de diversas turmasdeterçaà sexta, das 8:30 às 13:00 horas. Entre outros temas, falou-se da guerra e das injustiças no mundo. O objectivo era a partilha de experiências de vida e da missão, mas também ajudar os jovens a descobrir e propor ideias para que o mundo se torne mais humano e justo. Os estudantes foram chamados a reflectir sobre o que os rodeia e sobre as respostas que os cristãos possam dar para transformar a realidade e iluminá-la com a Boa Nova do Evangelho.
João, um dos alunos, garantiu: Espero que as palavras e os ensinamentos que nos foram transmitidos aqui, durante estes dias, sejam posto em prática por nós mesmos.