as eleições concluí­ram-se ontem, 15 de abril. O processo marca um momento de viragem no maior país de África; esperam-se resultados na próxima semana
as eleições concluí­ram-se ontem, 15 de abril. O processo marca um momento de viragem no maior país de África; esperam-se resultados na próxima semanaIndependentemente dos resultados, a realização destas eleições constituem uma progresso inegável para o Sudão e uma viragem em relação ao futuro. a consideração é feita pelo politólogo sudanês, Nasreddin abdulbari, à agênciamissionária, MISNa. O primeiro escrutínio em 25 anos despertou na população o desejo de mudança. atrasos e erros técnicos marcaram os primeiros dias de voto, em particular a sul. Formaram-se longas filas de homens e mulheres que esperavam ansiosamente por cumprirem o seu dever de cidadãos. as eleições que deveriam durar três dias foram prolongadas até ao dia de ontem, 15 de abril.
Partidos da oposição acusaram a organização de fraude. a credibilidade do processo já foi, por diversas vezes, posta em causa também a nível internacional. Espera-se que os resultados sejam divulgados na próxima semana. Segundo a BBC – British Broadcasting Corporation – emissora britânica, acredita-se que o presidente Omar al-Bashir permaneça no poder. Recorda-se que, em Março de 2009, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandato de captura sobre o dirigente. Este é acusado de crimes de guerra no Darfur, a oeste do país.