O governo do Camboja decidiu proibir temporariamente o casamento entre coreanos e mulheres do seu país, de modo a travar o negócio das “noivas por encomenda”
O governo do Camboja decidiu proibir temporariamente o casamento entre coreanos e mulheres do seu país, de modo a travar o negócio das “noivas por encomenda” a principal razão desta proibição temporária tem a ver com o facto de muitos homens coreanos não respeitarem a cláusula que os obriga a ficarem um mês no Camboja antes de escolherem uma noiva. Durante este período, eles são sujeitos a um controlo detalhado dos documentos e a uma entrevista.
a medida nasceu como resposta à detenção de uma mulher cambojana, presa por ter apresentado 25 mulheres, colocadas em fila, a um homem coreano para que ele escolhesse uma. a embaixada sul-coreana em Phnom Penh respondeu suspendendo os certificados de casamentos internacionais, bem como o programa de apoio a emigrantes cambojanas casadas com coreanos.
Segundo um membro do governo de Phnom Penh, os casamentos internacionais deveriam acontecer após um período de namoro livre, cabendo ao casal decidir o país onde querem viver. Mas os coreanos, que constituem 60 por cento dos estrangeiros que casam com cambojanas, encontram as suas futuras esposas através de agências de matrimónio, na sua maioria bastante suspeitas.