Festival audiovisual na Costa Rica alerta para actos de xenofobia em relação aos refugiados. Estudo revela que estes são mal vistos pela população do país
Festival audiovisual na Costa Rica alerta para actos de xenofobia em relação aos refugiados. Estudo revela que estes são mal vistos pela população do paísUma iniciativa, com o nome de a panela de pressão, contou com a participação de sete jovens cineastas na produção de curtas-metragens sobre a questão. Os filmes serão divulgados durante o festival que decorre até ao dia17 de abril, adianta a Rádio das Nações Unidas.
O alto Comissariado das nações Unidas para os Refugiados está presente no evento. Um estudo financiado pela organização revela que 57 por cento dos costa-riquenhos inquiridos tem uma opinião negativa acerca dos refugiados. O facto verifica-se, em particular, entre a população jovem, dos 18 aos 35 anos.
a Costa Rica acolhe 12 mil refugiados, de cerca de 40 países. 80 por centosão da Colômbia, país com a maior taxa de refugiados internos – três milhões – devido ao conflito armado. Desde 2009, diminuiu o número de migrantes africanos e asiáticos que chegamà Costa Ricacom o objectivo de prosseguir para a américa do Norte.