Teve início a 15 de abril a grande festa da homologação da Raposa Serra do Sol, em Maturuca. Um momento que o bispo de Roraima vê com esperança e gratidão
Teve início a 15 de abril a grande festa da homologação da Raposa Serra do Sol, em Maturuca. Um momento que o bispo de Roraima vê com esperança e gratidãoRoque Paloschiencara o evento com muita gratidão. À Fátima Missionária, explica: ao longo dos anos, as comunidades indígenas souberam construir caminhos de esperança conjugando as suas forças e energias com outras pessoas, outras entidades. Os missionários, em particular os da Consolata, foram preciosos aliados numa luta de mais de 30 anos. Souberam actuar e canalizar recursos em favor dos mais pobres entre os pobres do Brasil e do continente americano. Muitos missionários e missionárias que foram chegando às terras de Roraima souberam vestir a camisa e trabalhar em sintonia.
Sabemos que a festa não é um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida, afirma o prelado. Um momento que exige reflexão não só das comunidades, mas também da própria Igreja. Obispolembra uma expressão significativa de ayres Britto, ministro do Supremo Tribunal Federal: Deixemos que eles [índios] nos catequizem. Perante problemas como o desperdício, aquecimento global, as comunidades indígenas do mundo inteiro querem catequizar-nos [ensinar] aredimensionar a nossa relação com a criação. Há de facto muito queaprender com os povos autóctones.
Gratidão e esperança são duas palavras que associa à importante celebração indígena. O bispo de Roraimaolha, ainda, para a festa com a certeza de que Deus foi actuando através das comunidades [aborígenes], das suas lideranças, do sangue derramado, mas também pelos caminhos da solidariedade que se foram construindo. Recorda a grande campanha, realizada na Europa, a favor dos povos indígenas de Roraima – Uma vaca para o índio – que os missionários da Consolata, em Portugal, apoiaram. O projecto pretendia proteger as suas terras, e proporcionar-lhes mais uma fonte de alimentação. Hoje, contam-se mais de 30 mil vacas. Roque Paloschi refere ainda a solidariedade do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.