Vários países comprometeram-se em destruir perigosas matérias quí­micas. Deve garantir-se que o arsenal nuclear não caia em mãos terroristas
Vários países comprometeram-se em destruir perigosas matérias quí­micas. Deve garantir-se que o arsenal nuclear não caia em mãos terroristasOntem, 13 de abril, 47 participantes da cimeira nuclear comprometeram-se em manter a segurança do planeta, em matéria nuclear, num prazo de quatro anos. O acordo entre os dirigentes mundiais determina que os materiais nucleares devem ser colocados em segurança, sem o risco de serem desviados por grupos terroristas. a declaração final da cimeira categoriza esta últimaquestãocomo uma das ameaças mais temíveis em todo o mundo.
O risco de um confronto nuclear entre países diminuiu, mas o risco de um ataque nuclear aumentou, lembrou Barack Obama aos participantes. O presidente norte-americano instou os presentes a agirem. Recordou que grupos terroristas, como a al-Qaeda, actuam no sentido de produzir armas nucleares.
a cimeira decorreu em Washington (Estados Unidos da américa). No fimdo encontro,o dirigente americanoconcluiu que tinham sido realizados importantes progressos pela segurança do mundo. Ucrânia, México e Rússia foram alguns dos países que prometeram desfazer-se de perigosos elementos químicos, como o urânio e plutónio.