Lula da Silva exige uma avaliação da tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro. Fortes chuvas tiraram a vida a duas centenas de pessoas
Lula da Silva exige uma avaliação da tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro. Fortes chuvas tiraram a vida a duas centenas de pessoasÉ necessário fazer um levantamento real dos prejuízos e das mortes, para que o governo possa agir, afirmou o presidente brasileiro. Depois desse primeiro passo, não haverá limite para a ajuda. Tudo o que for necessário para reparar os estragos no Rio de Janeiro será feito. Uma promessa realizada durante o programa radiofónico semanal, Café com o presidente, avança a agência Reuters.
O presidente condenou a má gestão do território em termos habitacionais, no passado. as consequências das chuvas, na passada semana,teriam sido inferiores se não houvesse pessoas a morar em zonas de risco. Lula da Silva referiu a muita irresponsabilidade, ao permitir que fossem construídas habitações em cima de aterros sanitários ou em encostas perigosas e instáveis.
Por causa das intempéries morreram 229 pessoas. Só em Niterói, conta-se 146 vítimas mortais. O município foi o mais atingido; um deslizamento de terra soterrou várias dezenas de casas, que foram construídas sobre uma lixeira.