De Lisboa parte aquela que bem poderia ser apelidada de “Volta a Portugal” contra a pobreza e exclusão social
De Lisboa parte aquela que bem poderia ser apelidada de “Volta a Portugal” contra a pobreza e exclusão socialO sinal de partida é dado hoje, 13 de abril, na Praça do Município de Lisboa. Mais de dois mil jovens vão percorrer 1800 quilómetros numa estafeta nacional pela inclusão. Participam mais de 2000 alunos das 150 turmas escolares do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação).
a Estafeta Nacional Pobreza e Exclusão: Eu passo! junta ainda figuras públicas, atletas consagrados e responsáveis políticos. Vai durar 37 dias e ocorre durante o mês dedicado à juventude no ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. 1. 800 quilómetros depois, os atletas chegam à Praça da Figueira, em Lisboa, a 21 de Maio, terminando esta Volta pela inclusão.
a iniciativa tem como principal objectivo sensibilizar e mobilizar os alunos para a reflexão sobre a pobreza e exclusão social, enquanto problema que diz respeito a todos. Visa ainda promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos e incentivar a participação dos alunos numa causa justa, promovendo conceitos solidários de cidadania.