Os bispos portugueses estão “com o Santo Padre”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
Os bispos portugueses estão “com o Santo Padre”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal PortuguesaFactos e denúncias, disse Jorge Ortiga referindo-se à questão dos abusos sexuais, exigem, de todos, coragem na análise, justiça, verdade e caridade nas palavras e atitudes. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) defendeu que perante a grave lesão da dignidade pessoal das vítimas dos casos de pedofilia, importa restabelecer a justiça, purificar a memória e reafirmar, humildemente, o compromisso da Igreja de fidelidade a Deus e de serviço aos homens.
No discurso de abertura da assembleia plenária que decorre até 15 de abril, em Fátima, o arcebispo primaz de Braga, antecipando a visita do Pontífice a Portugal, em Maio, salientou que o contributo da Igreja pode e deve ser esperança para o povo português, a que o Santo Padre virá trazer reforçadas motivações e horizontes.
Jorge Ortiga disse que a mudança passa por uma acção pastoral repensada e dominada por uma reinterpretação da consciência missionária. O prelado defendeu ser necessário promover uma operação cultural de regeneração do pensamento, um pensamento novo, capaz de envolver diversos saberes e culturas, e que corresponda à natureza pluridimensional do ser humano.