é uma festa de cariz inédito na vida da Igreja diocesana de Leiria-Fátima e em Portugal. Fiéis vão mostrar como vivem a sua fé em Deus, na cidade dos homens
é uma festa de cariz inédito na vida da Igreja diocesana de Leiria-Fátima e em Portugal. Fiéis vão mostrar como vivem a sua fé em Deus, na cidade dos homensÉ uma Mini-Expo da fé. De 21 a 23 de Maio, a cidade de Leiria acolhe a Festa da fé – Rosto (s) da Igreja diocesana. a iniciativa, inédita, decorrerá a par do dia da cidade e dos festejos a ele associados, sendo a autarquia leiriense parceira nesta organização.
Há várias propostas de cariz espiritual, cultural e de lazer, para crianças, jovens, adultos e idosos. O objectivo da iniciativa é que tivesse uma visão de conjunto e também tivesse actividades e propostas de ordem cultural e espiritual para todos, defendeu o bispo da diocese. Na apresentação desta iniciativa à comunicação social, esta manhã, 12 de abril, antónio Marto defendeu que a Festa da Fé deve ser fermento de fraternidade, alegria, encontro humanização.
Esta é uma oportunidade para a Igreja diocesana tomar consciência de si mesma, da sua vitalidade, do seu contributo à sociedade e ao mundo, do que há de bem e positivo, salienta. Tudo começou em 2007. Depois de uma vista à alemanha, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa, a ideia de algo semelhante veio à mente do prelado de Leiria-Fátima.
Há um certo complexo em ser cristão, afirma o bispo referindo-se à cultura dominante laicista. Dá impressão que, alguém para se impor, hoje, tem de ser agnóstico, não manifestar a sua fé, realça. É isto que a Festa da fé pretende contrariar, propondo-se mostrar a Igreja viva e não uma fé de sacristia.
O programa decorre na cidade, em vários espaços: Praça Paulo VI, Marachão, Jardim luís de Camões. Os espaços espirituais onde as celebrações se desenrolarão serão a Sé, a igreja do Espírito Santo e a igreja de Santo agostinho.
as iniciativas culturais marcadas, como as conferências, decorrerão no Teatro Miguel Franco, sendo que a sessão solene decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva. Estão definidos concertos musicais, para jovens, na Praça Paulo VI, bem como actividades escutistas nas ruas da cidade.