Eleições históricas no Sudão estão a decorrer. apesar da confusão, atrasos e denúncias de fraude, não se registam actos de violência
Eleições históricas no Sudão estão a decorrer. apesar da confusão, atrasos e denúncias de fraude, não se registam actos de violênciaTeve início, ontem, 11 de abril, a votação para as eleições gerais do Sudão. Os cidadãos que se dirigiram às urnas tiveram de enfrentar longas filas de espera, atrasos e erros técnicos. a segurança foi reforçada para este importante e mediático pleito eleitoral. até ao momento não há registo de graves incidentes.
Importantes partidos da oposição retiraram candidatos do processo eleitoral antes do início das eleições. acusam o governo de fraude e intimidação, segundo a agência de notícias Reuters. Factos esses que põem em causa a credibilidade do escrutínio, mas que são rejeitados pela organização.
Organizações e comunicação social também questionam o decorrer do processo eleitoral. a Human Rights Watch’ apontou, em fins de Março, para a repressão política e restrições à liberdade de imprensa. Questões que a organização de direitos humanos americana considerasérias ameaças à realização de eleições livres, justas e credíveis.
O escrutínio tem grande importância. Trata-se das primeiras eleições em 25 anos, num país balançado por graves conflitos. O processo eleitoral era um dos pontos cruciais do acordo de paz, assinado em 2005, que pôs fim à longa guerra civil na maior nação de África.