a acção portuguesa no caso de Timor-Leste devia servir para Espanha rectificar e exercer a sua responsabilidade ‘histórica, jurídica e moral’ para com os sarianos
a acção portuguesa no caso de Timor-Leste devia servir para Espanha rectificar e exercer a sua responsabilidade ‘histórica, jurídica e moral’ para com os sarianosO exemplo da acção de Portugal com Timor-Leste foi dado este sábado pela activista sariana aminatu Haidar, que pediu ao Governo de Madrid que, tal como fizeram as autoridades portuguesas, rectifique e exerça a sua responsabilidade histórica, jurídica e moral’ para com o povo sariano, segundo informou o Sahara Press Service.
Haidar falava na Universidade Complutense de Madrid onde, desde o dia 15 de Março, decorre um acampamento a favor da autodeterminação do Sara Ocidental, sob o tema 35 anos de esquecimento. 35 dias de ruído.
Esta notícia foi conhecida no mesmo dia em que se soube – ainda segundo a agência oficiosa sariana – que forças de segurança marroquinas prenderam e confiscaram os documentos de identificação e pertences dos pacifistas estrangeiros, entre os quais se encontravam observadores espanhóis. Este grupo encontrava-se de visita a El aiun, a capital ocupada do Sara Ocidental, e no momento da detenção protestava contra a repressão de que dizem ter sido vítimas no dia anterior.