O projecto existe desde 1970 e ajuda famílias a lidar com o problema da droga ou alcoolismo. amor é a palavra-chave
O projecto existe desde 1970 e ajuda famílias a lidar com o problema da droga ou alcoolismo. amor é a palavra-chaveamor Exigente é o nome de um grupo de apoio para os familiares de jovens e adultos dependentes de químicos, como a droga e álcool. Está presente em vários estados do Brasil e países latino-americanos e ajuda as famílias a lidarem com o problema da dependência. actua no sentido da mudança de comportamento saudável e melhoria da qualidade vida de ambas as partes. Ensina os pais a agirem nestas situações de crise, avança a agência adital.
O grupo organiza encontros semanais que promovem a reflexão sobre a espiritualidade, amor, perdão e paz. Proporciona aos membros momentos de discussão e partilha de experiências sobre a situação familiar de cada um. Em conjunto, fazem uma reavaliação de si próprios e estabelecem uma meta semanal. Pensam no que pode ser alterado para melhorar as relações no seio familiar mas também na própria sociedade.
Os resultados são surpreendentes. Geralmente os pais não sabem como lidar com os filhos dependentes e no grupo eles conseguiram fazer com que os jovens tentassem um tratamento, explica a coordenadora do grupo para a região de Recife, Pernambuco. Rúbia Goulart explica que aprendem a ser pais de verdade, e conseguem auxiliar os filhos com amor. É de ressaltar que o grupo amor Exigente surgiu na década de 1970. Só no Brasil, contam-se 526 grupos espalhados por 21 estados. Também está presente no Peru, Uruguai eargentina.