José augusto Leitão apresentou uma leitura da Doutrina Social da Igreja a partir do Livro do apocalipse, com notas da encí­clica «Caridade na verdade», no primeiro encontro da «Rede Fé e Desenvolvimento»
José augusto Leitão apresentou uma leitura da Doutrina Social da Igreja a partir do Livro do apocalipse, com notas da encí­clica «Caridade na verdade», no primeiro encontro da «Rede Fé e Desenvolvimento» a Doutrina Social da Igreja (DSI) também é desconhecida de muitos cristãos, tal como o Livro do apocalipse, este último por receio, salientou o missionário verbita. Porque coloca exigências éticas o que em determinadas situações, como o livre mercado não dá muito jeito. Mas há outros que não se metem na DSI porque têm medo de se meter na política (enquanto actividade de um cidadão e não política no sentido partidária) ou passar por activistas.
O responsável da Rede Fé e Justiça Europa África defendeu que a fé tem consequências socias e os leigos são chamados a ser fermento na massa. a neutralidade – lembra o missionário – significa que, na prática optamos pelos mais fortes, porque deixamos à sua vontade e abandonamos os mais fracos.
Portanto não podemos ficar indiferentes. O compromisso político é afinal a expressão qualificada e exigente do compromisso cristão.
Neste estar no mundo, a DSI convida a olhar o mundo e a vida a partir dos mais fracos e pobres. É preciso ter um olhar abrangente: a experiência de missão ajuda a olhar o mundo, para além da nossa paróquia.
Como nem todos podem sair e ir em missão ad gentes, o desafio é criar proximidade e acolhimento diferente. O voluntariado é uma das possibilidades que ajuda a olhar o outro e o mundo com outros olhos. alerta José augusto Leitão: a realidade pode ser branqueada, se for olhada a partir do olhar dos poderosos.
a luta pela justiça deve ser feita a partir da fé e da caridade alicerçadas na razão. Criar uma justiça sustentável, é o objectivo da Rede Fé e Justiça Europa África que procura relações justas entre os dois continentes em especial, ao nível do comércio, referiu José augusto Leitão. Nos trabalhos que decorrem até domingo participam cerca de quatro dezenas de pessoas.