Foi a primeira vez que passou a Páscoa em Portugal. E logo na Páscoa Jovem Missionária. João Baptista é seminarista da Consolata, na recta final, antes da ordenação
Foi a primeira vez que passou a Páscoa em Portugal. E logo na Páscoa Jovem Missionária. João Baptista é seminarista da Consolata, na recta final, antes da ordenação a experiência foi surpreendente e muito gratificante. Quando for ordenado, os ensinamentos que adquiriu ao viver esta Páscoa Jovem Missionária (PJM) em Loriga, Seia, como ‘construtor de pontes’ vai ajudá-lo a, no futuro, viver assim com os jovens desta maneira, maneira muito simples, numa comunidade, mas viver intensamente a Semana Santa.
aos 38 anos, o seminarista encontra-se em Portugal a fazer um ano de trabalho em comunidade, antes de ser ordenado sacerdote. a surpresa foi grande. No Brasil (de onde é natural) não conheço nenhuma iniciativa de 3 dias para celebrar, viver a Páscoa com os jovens.
a interacção entre a comunidade local de Loriga e os jovens pascoalinos foi boa, participando o grupo da PJM nas celebrações que a comunidade viveu, na preparação para a Páscoa. Todas as tradições, o que eles fazem, não deixaram de fazer por causa de nós, nós participámos com eles, comenta João Baptista.
Dos jovens, o seminarista guarda uma boa lembrança: São muito disponíveis. adaptaram-se facilmente, são muito responsáveis, responderam aos nossos pedidos e trabalharam, realça. Esta Páscoa vai ainda ficar na sua memória, por ter tido momentos de verdadeira aventura. O grupo, no dia de chegada, ficou atolado na neve e teve que ser socorrido pelos bombeiros.