Idanha-a-Nova recebe comemorações do dia internacional do cigano. Workshops e formação sobre temáticas como o emprego e a educação compõem o programa
Idanha-a-Nova recebe comemorações do dia internacional do cigano. Workshops e formação sobre temáticas como o emprego e a educação compõem o programaSão a maior minoria da Europa, adianta o director executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos. Não são a maior minoria em Portugal mas em Espanha já são. Sobretudo no leste da Europa é uma minoria apreciável, mas muito separada, sem que se cumpram os princípios europeus da coesão social, afirmou Fernando Monteiro.
No dia internacional do cigano, a realidade das suas vidas volta a estar focada, em particular a sua integração na sociedade, o que nem sempre acontece. Os problemas de exclusão não estão a ser resolvidos, a começar na habitação, a continuar na educação, depois a própria formação e o emprego, de que estão excluídos, acrescentou Francisco Monteiro. Há também o problema das mentalidades, que são mais difíceis de mudar, completa.
Há preconceitos, discriminações, que existem na Europa de Leste mas que também temos cá e que são gritantes, terríveis. as leis são feitas para atacar esses problemas mas não são implementadas suficientemente, argumentou, citado pela Lusa. Os problemas da comunidade cigana estão em debate no fórum ibérico que decorre em Lisboa, hoje (8 de abril) e amanhã, e junta representantes governamentais, dirigentes de associações de ciganos portuguesas e europeias .
Em Idanha-a-Nova decorrem as primeiras comemorações deste dia. a iniciativa conta com diversos workshops sobre a temática do Emprego, de Habitação e da Educação. Há ainda uma exposição fotográfica sobre esta temática , terminando o encontro com a actuação do grupo Ciganos de ouro. Esta iniciativa tem como objectivo reunir os mais importantes e relevantes intervenientes do concelho e outros com afinidades de execução, num encontro dedicado à avaliação das vulnerabilidades, políticas e medidas sociais para a inclusão e integridade e questões relacionadas com a comunidade cigana deste concelho, refere a Câmara municipal da Idanha-a-Nova.