Trata-se de uma medida única e polémica na região. Em Marrocos, o dirigente de uma empresa com três a quatro mil empregados ganha 102 mil euros
Trata-se de uma medida única e polémica na região. Em Marrocos, o dirigente de uma empresa com três a quatro mil empregados ganha 102 mil eurosas autoridades da Tunísia dão um passo em frente e tomam uma medida polémica no sector financeiro da região do Magrebe. Doravante, nesse país do norte de África, os salários dos grandes empresários serão publicados. a resolução pioneira na zona sul do mediterrâneo é já objecto de alguma especulação. Contudo, apenas os patrões são visados; as remunerações dos restantes colaboradores das empresas não serão divulgadas.
Quanto ganham os grandes desta região do mundo é um assunto tabu. Contudo o jornal digital, Jeune afrique, deixa algumas pistas. abdeslam ahizoune é dos homens mais bem pagos no sector privado do Magrebe. O presidente da Télécom em Marrocos somou 1. 45 milhões de euros, só no ano de 2009. Tal como Marrocos, a argélia também não conta com uma legislação que obrigue os grandes empresários a revelarem os seus vencimentos. Mohamed Meziane, que dirigiu a Sonatrach – uma das mais importantes empresas do país – até Janeiro de 2010, recebia um salário de 71 mil euros por ano.
De acordo com o jornal, em Marrocos, o salário médio anual do dirigente de uma empresa com três a quatro mil empregados ronda os 102 mil euros. Já os directores dos departamentos comerciais, de marketing ou financeiro ganham cerca de 52. 500 euros por ano. Quanto à remuneração dos grandes do Magrebe, há que não esquecer as outras regalias, que lhes são concedidas além dos salários. Entre outras coisas, constam os carros de luxo com motorista, a casa paga e a educação dos filhos subsidiada.