acções desenvolvidas por equipes estrangeiras visam melhorar a qualidade de vida dos haitianos e prevenir epidemias. agir ‘hoje’ para melhorar o ‘amanhã’ do país
acções desenvolvidas por equipes estrangeiras visam melhorar a qualidade de vida dos haitianos e prevenir epidemias. agir ‘hoje’ para melhorar o ‘amanhã’ do país a Organização Internacional para as Migrações (OIM) desenvolve um programa no sector da saúde para melhorar as condições ambientais e de saneamento dos haitianos. a organização vai ensinar as populações de vários pontos do país a gerir as reservas de água, aságuasutilizadas e as estruturas sanitárias. Nas próximas semanas, as equipes vão realizar acções de combate aos mosquitos vectores de doenças epidémicas como a malária e dengue. Os técnicos vão também avaliar os riscos ambientais das inundações.
O acesso a estruturas sanitárias, a água e higiene, além de serem necessidades básicas do ser humano, são também a melhor maneira de prevenir o aparecimento de doenças, afirma Félix Diesner, responsável do projecto. Devem procurar-se as soluções mais adequadas para lutar contra as inundações, considera Christian Poteau. O engenheiro da OIM lembra: Se nada for feito, as pessoas mais vulneráveis podem morrer numa fracção de segundos por causa do deslizamento de terrenos ou inundações.
O programa de saúde ambiental e saneamento preocupa-se em acompanhar, em tempo real, a situação sanitária e detectar qualquer problema nas estruturas. O sistema de segurança instaurado para o efeito permite manter a higiene e prevenir determinadas doenças. a exactidão das informações permite tomar boas decisões, explica Félix Diesner. Tudo o que pomos na prática hoje pretende melhorar as condições de vida de amanhã. É a nossa grande motivação, conclui, em relação aos problemas complexos que a OIM enfrenta no Haiti.