«O cristão tem de saber que depois da Eucaristia tem de olhar para a cruz como escola da vida», afirmou o missionário da Consolata
«O cristão tem de saber que depois da Eucaristia tem de olhar para a cruz como escola da vida», afirmou o missionário da Consolata a igreja matriz de Loriga, que possui numa das entradas laterais um nicho com uma imagem de Nossa Senhora e que tem como orago Santa Maria Maior, estava repleta de fiéis. Na celebração de sexta-feira Santa (o único dia em que não se celebra a Eucaristia), o momento alto foi a adoração da Cruz, depois dos fiéis terem ouvido o relato da Paixão.
Não é masoquismo de ficar fixado no sofrimento e na dor, afirmou Luís Maurício. Em todas as vidas, sejam cristãos ou não, ali, encontramos a cruz, sublinhou o sacerdote. É na cruz que se encontra o sentido da nossa missão no mundo. E não há missão sem cruz, nem cruz sem missão, garantiu.
O sacerdote explicou aos fiéis que a tristeza e o sofrimento fazem parte da vida, ainda que, muitas vezes o mundo venda publicidade barata e enganosa, vendendo uma felicidade que não inclui estes dois elementos. Mas, nem sempre está tudo bem. É preciso – portanto – olhar para a cruz e compreender o que vai acontecendo. E o cristão compreende que a cruz é a escola da vida porque faz crescer, educa. E educa na melhor disciplina:o amor de Deus para com os homens, que lhes deu o Seu filho que morreu na cruz para os salvar.