Viver em comunhão e formar uma comunidade mais unida são os votos da irmã missionária da Consolata, ao povo do Zambujal. Uma «grande irmã» com muito para dar
Viver em comunhão e formar uma comunidade mais unida são os votos da irmã missionária da Consolata, ao povo do Zambujal. Uma «grande irmã» com muito para darDepois de cinco anos de actividades missionárias em Portugal, Josefina Buzzella foi destinada à Itália. Questionada sobre a mensagem às pessoas do Zambujal, revela: São muito receptivas e têm sede de aprender. Desejo que continuem a formar uma comunidade de comunhão, baseada no amor de Cristo, irradiando esse mesmo amor aos outros. a irmã Caridade caracteriza-a como: Uma grande irmã. E acrescenta: Tem muito para nos ensinar. É uma pessoa com espírito jovem, apesar da idade, e muito dinâmica.
a irmã Josefina Buzzella trabalhou em três continentes, em países como o Brasil, Moçambique, Itália, Londres e Portugal, tendo desempenhado cargos de grandes responsabilidades. No Brasil, trabalhou como professora e formadora; em Portugal, trabalhou como ecónoma. actualmente actuava com as mulheres do bairro Zambujal, na formação humana e espiritual, e como professora de adultos. aindaq tinha tempo para dar uma mão na paróquia de são João de Brito, com os vicentinos, na ajuda aos mais pobres.
Nasceu na província de Como, em Itália, a 06 de Setembro de 1927. Professou, pela primeira vez, a 22 de Maio de 1956, aos 38 anos. Conta que sempre gostou de ajudar as pessoas e que, desde pequena, já sentia uma grande vontade de se consagrar a Deus. Sempre sonhou ser missionária na China. Nos seus tempos de juventude peretenceu à acção Católica e à associação da Pequena Família Franciscana da sua paróquia, em Itália.
Josefina Buzzella conta como nasceu a sua vocação. Em conversa com o seu confessor, contou-lhe que queria consagrar-se a Deus. Mas pensava que as congregações não iriam aceitá-la pois já passava dos trinta anos. O sacerdote aconselhou-a a ser missionária.como conhecia as irmãs da Consolata, incentivou-a a procurá-las. Foi recebida com muito carinho pelas irmãs.